Pular para o conteúdo principal

Membros



Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Líder do Grupo

Graduado, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco;

Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande, no Programa de Pós graduação em Geografia/UFPB (PPGG/UFPB) e do Programa de Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Geografia (PROFGEO).

José Vanderson Silva de Melo

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande;

Bolsista PIBID



Joanna Luísa Barros dos Santos

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande, mestranda em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba;

Linha de Pesquisa: Ensino de Geografia e Jogos Pedagógicos

Foi voluntaria PIVIC e bolsista PIBITI



Fábio Thierry Domingues da Silva

Graduado em Geografia pela UFCG, mestrando em Inovação em Tecnologias Educacionais pela UFRN;

Linha de Pesquisa: Ensino de Geografia e Jogos Pedagógicos 

Foi bolsista Residência Pedagógica


Matheus Barbosa da Silva

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba;

Linha de Pesquisa: Geografia Escolar, Sexualidade e Geografia

Foi bolsista PIBIC e Residência Pedagógica


Adjael Maracajá de Lima

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande, mestre e doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte;

Linha de Pesquisa: Meio Ambiente e Cidade

Colaborador do Projeto CampinAndando


Mariane Aparecida Marques Sampaio

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande;

Linha de Pesquisa: Educação

Bolsista PIBIC


Larissa Lopes Inocêncio

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande

Linha de Pesquisa: Educação

Voluntária PIVIC

Kaline da Silva

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande;

Aluna da especialização em Geografia: Ensino e pesquisa no semiárido - UFCG (CFP);

Linha de Pesquisa: Ensino de Geografia



Raphaela Barbosa de Farias Rodrigues

Graduada em Geografia e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande.

Lucas do Ramo Silva

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande;

Bolsista PIBIC

Gabriel da Silva Souto

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande

Bolsista PIBIC

Flauber Nunes Vieira de Melo

Graduado em Geografia e Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba.  

Professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e Supervisor do PIBID/UFCG

Linha de Pesquisa: Educação geográfica, Recursos Didáticos, Jogos Digitais e Gamificação.


Vivian Barreto da Silva

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande

Extensionista do Projeto CampinAndando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu lado críti

Geojogos: Jogos Pedagógicos & Geografia do Lugar

  Dentro das amplas dimensões temáticas que o GEMAC nos possibilita trabalhar, destacamos aqui o Ensino de Geografia. Do ambiente educativo, a prática pedagógica, a formação e condições de trabalho docente, e tantas outras vertentes desse universo; das quais sublinhamos as pesquisas e produções desenvolvidas para a temática da Educação Lúdica por meio de jogos pedagógicos, ou educacionais, em diálogo à Geografia do Lugar. Essa linha de pesquisa, que tem seu pontapé inicial no ano de 2018 em um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, é uma das correntes ativas do GEMAC, na qual alguns de nós gemacianos pesquisamos e produzimos novos recursos. Em nossa página de Pesquisas e Publicações é possível acessar algumas produções resultantes dessa vertente, bem como seus projetos estão acessíveis na página de Projetos de nosso blog. Para além das produções textuais, alguns resultados alcançados ao longo dessa trajetória também compreendem jogos digitais e analógico

Seminário Interno 2023

No último dia 18 de Agosto, nosso grupo realizou mais uma edição do Seminário Interno.  O Seminário interno é um evento semestral, realizado pelo GEMAC, que atende a dois propósitos gerais dividos em três linhas de ação dispostas em sequência: Apresentar aos gemacianos e interessados em conhecer e/ou ingressar no Gemac As atividades e experiências que vem sendo realizadas ao longo do semestre, Apontar quais projetos objetivamos iniciar ou dar prosseguimento no próximo semestre. Em um segundo momento de caráter mais fechado, entre os integrantes do grupo, apontar:   Pautas internas relacionadas ao uso da sala do GEMAC e a gestão de seus recursos, as funções administrativas assumidas pelos gemacianos para o funcionamento do grupo, distribuição de bolsas de projetos, entre outros pontos. Excepcionalmente, em nosso último Seminário Interno, contamos com um notável número de participantes, assim como uma apetitosa mesa de lanches e café organizada por nossos membros.  Em sequência temos a g