|
Líder do Grupo Graduado, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de
Pernambuco; Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande, no Programa de Pós graduação em Geografia/UFPB (PPGG/UFPB) e do Programa de Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Geografia (PROFGEO). |
Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande; Bolsista PIBID |
|
|
Joanna Luísa Barros dos Santos Graduada em Geografia pela Universidade
Federal de Campina Grande, mestranda em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba; Linha de Pesquisa: Ensino de Geografia e Jogos
Pedagógicos Foi voluntaria PIVIC e bolsista PIBITI |
Fábio Thierry Domingues da Silva Graduado em Geografia pela UFCG, mestrando em Inovação em Tecnologias Educacionais pela UFRN; Linha de Pesquisa: Ensino de Geografia e Jogos Pedagógicos Foi bolsista Residência Pedagógica |
|
|
Graduado em Geografia pela Universidade
Federal de Campina Grande, mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba; Linha de Pesquisa: Geografia Escolar,
Sexualidade e Geografia Foi bolsista PIBIC e Residência Pedagógica |
Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande, mestre e doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Linha de Pesquisa: Meio Ambiente e Cidade Colaborador do Projeto CampinAndando |
|
|
Mariane Aparecida Marques Sampaio Graduanda em Geografia pela Universidade
Federal de Campina Grande; Linha de Pesquisa: Educação Bolsista PIBIC |
|
Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de
Campina Grande Linha de Pesquisa: Educação Voluntária PIVIC |
|
Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande; Aluna da especialização em Geografia: Ensino e pesquisa no semiárido - UFCG (CFP); Linha de Pesquisa: Ensino de Geografia |
|
Raphaela Barbosa de Farias Rodrigues Graduada em Geografia e mestranda em Educação pela Universidade Federal de
Campina Grande. |
|
Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande; Bolsista PIBIC |
Graduando em Geografia pela Universidade Federal de
Campina Grande Bolsista PIBIC |
|
|
Graduado em Geografia e Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e Supervisor do PIBID/UFCG Linha de Pesquisa: Educação geográfica, Recursos Didáticos, Jogos Digitais e Gamificação. |
Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande Extensionista do Projeto CampinAndando |
História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia: 12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos. A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu lado críti
Comentários
Postar um comentário