Pular para o conteúdo principal

Membros



Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Líder do Grupo

Graduado, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco;

Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande, no Programa de Pós graduação em Geografia/UFPB (PPGG/UFPB) e do Programa de Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Geografia (PROFGEO).

Bruna Rayane da Silva Lourenço

Mestranda pelo programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (PPGG/UFPB) vinculada a linha de pesquisa educação geográfica;

Linha de Pesquisa: Educação Geográfica 



Joanna Luísa Barros dos Santos

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande, mestranda em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba;

Linha de Pesquisa: Ensino de Geografia e Jogos Pedagógicos

Foi voluntaria PIVIC e bolsista PIBITI



Fábio Thierry Domingues da Silva

Graduado em Geografia pela UFCG, mestrando em Inovação em Tecnologias Educacionais pela UFRN;

Linha de Pesquisa: Ensino de Geografia e Jogos Pedagógicos 

Foi bolsista Residência Pedagógica


Matheus Barbosa da Silva

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba;

Linha de Pesquisa: Geografia Escolar, Sexualidade e Geografia

Foi bolsista PIBIC e Residência Pedagógica


Adjael Maracajá de Lima

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande, mestre e doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte;

Linha de Pesquisa: Meio Ambiente e Cidade

Colaborador do Projeto CampinAndando


Mariane Aparecida Marques Sampaio

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande;

Linha de Pesquisa: Educação

Bolsista PIBIC


Larissa Lopes Inocêncio

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande

Linha de Pesquisa: Educação

Voluntária PIVIC

Kaline da Silva

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande;

Aluna da especialização em Geografia: Ensino e pesquisa no semiárido - UFCG (CFP);

Linha de Pesquisa: Ensino de Geografia



Raphaela Barbosa de Farias Rodrigues

Graduada em Geografia e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande.

Lucas do Ramo Silva

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande;

Bolsista PIBIC

Gabriel da Silva Souto

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande

Bolsista PIBIC

Flauber Nunes Vieira de Melo

Graduado em Geografia e Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba.  

Professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e Supervisor do PIBID/UFCG

Linha de Pesquisa: Educação geográfica, Recursos Didáticos, Jogos Digitais e Gamificação.


Vivian Barreto da Silva

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande

Extensionista do Projeto CampinAndando



Rodrigo da Silva

Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional - PROFGEO/UFCG.  

Participou do PROPEX em 2023 como voluntário no projeto de extensão "A formação continuada de docentes para alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Ensino de Gurjão-PB".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III EREPEG 2016 - Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia

De  16 a 19 de novembro de 2016 aconteceu no Campus 1 da Universidade Federal de  Campina Grande – PB o III Erepeg ( Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia )  que nesta edição teve como temática " Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia".  As propostas de trabalho encaminhadas para o III EREPEG tiverão que assumir a forma de Comunicação Oral nos Grupos de Trabalhos - GT. distribuídos em salas temáticas como: sala Catolé, sala Bodocongó, açude velho e Parque da criança, abordando as seguintes propostas:   GT 1 -   As Diretrizes Curriculares e o ensino de Geografia Coordenação: Rute Soares Paiva (IFRN) ​ GT 2 -   O Estágio supervisionado na formação do professor de Geografia Coordenação: Rodrigo Pessoa (UFCG-CFP) ​ GT 3   - Diferentes linguagens no ensino de Geografia: novas possibilidades Coordenação:  Josandra Araújo (UEPB-DGeo) ​ GT 4 ...

CINE BHECO - CURTA: PAZ INCERTA

Sinopse Paz Incerta Acompanha a luta e a história de moradores que vivem na Comunidade da Paz, uma favela vizinha à Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Após o anúncio da Copa do Mundo de 2014, a comunidade passou a sofrer constantes ameaças de reintegração de posse e remoção do local. Fugindo de estereótipos, o curta-metragem se aproxima dos moradores, adentrando no cotidiano das famílias que residem na área. A intenção é dar vida e voz para que eles apresentem a favela pelos olhos de quem mora lá. FICHA TÉCNICA País: Brasil Duração: 26'33" Diretor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Produtor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Ano: 2014 Formato: HD Montagem: Ana Paula Costa Som Direto: Fabio Razuk Jr. Fotografia: Marina Lopes Trilha: Povo Brasileiro – Groovibe’s / O personagem – Tiro Inicial Festivais: 2º Festival de Cinema da Zona Leste- SP Leste em Movimento Fonte:CURTADOC

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu l...