Pular para o conteúdo principal

Publicações e Pesquisas

Ao longo dos anos nossos integrantes participam de eventos, bem como pesquisam de forma mais independente, e toda essa atividade desemboca em produções textuais, algumas das quais temos a felicidade de publicar e compartilhar na atual seção de nosso blog.

Para mais informações, os textos mencionados são acessíveis através de link vinculado a cada título ou pôster.


Publicações

Titulo

Ano

Autores

Expedição Paraíba: jogo digital para o ensino de Geografia

E-Book

A Cartografia na Era Digital

2022

Fábio Thierry Domingues da Silva¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Joanna Luísa Barros dos Santos²

Aspectos Recentes da Consolidação da Pesquisa sobre Ensino de Geografia na Paraíba

Livro

Geografia: Práticas, Conhecimentos e Sociedade

2022

Flauber Nunes Vieira de Melo¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Aspectos Recentes da Consolidação da Pesquisa sobre Ensino de Geografia na Paraíba

Livro

Formação de Professores de Geografia na Paraíba: avanços e resistências na reforma curricular

2022

Luiz Eugênio Pereira Carvalho¹

Reforma Curricular na UFCG: avanços e desafios na Geografia de Campina Grande

Livro

Formação de Professores de Geografia na Paraíba: avanços e resistências na reforma curricular

2022

Thiago Romeu de Souza¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Livro

História da Geografia Escolar: fontes, professores, práticas e instituições

Volume 1

2021

Maria Adailza Martins de Albuquerque

Angélica Mara de Lima Dias

Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Livro

História da Geografia Escolar: fontes, professores, práticas e instituições

Volume 2

2021

Maria Adailza Martins de Albuquerque

Angélica Mara de Lima Dias

Luiz Eugênio Pereira Carvalho

A Escola Cidadã integral na Paraíba: as disciplinas eletivas de Geografia e as transformações do trabalho docente

Livro

Currículo, práticas e Formação Docente em Geografia

2021

Mariane Aparecida Marques Sampaio¹

Mateus Barbosa da Silva²

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Aprender Ludicamente a Geografia do Lugar: o jogo de tabuleiro Alavantú em Campina


Livro

Múltiplas Linguagens e Educação Geográfica

2021

Joanna Luísa Barros dos Santos¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Fábio Thierry Domingues da Silva²

Estágio Supervisionado na Formação Docente de Geografia: um relato vivido na Escola Major José Barbosa

Livro

Currículo, práticas e Formação Docente em Geografia

2021

Fábio Thierry Domingues da Silva

Jogos Pedagógicos Digitais, potencialidades para o ensino de Geografia do Lugar

Livro

Abordagens Inovadoras no Ensino de Geografia

2021

Joanna Luísa Barros dos Santos¹

Fábio Thierry Domingues da Silva²

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Geografia do Lugar (Resumo)

Anais

I Congresso Latino-americano de ensino de Geografia

2021

Joanna Luísa Barros dos Santos¹

Fábio Thierry Domingues da Silva²

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Transformações Geohistóricas das águas em Campina Grande-PB

Revista

Paisagens & Geografias

2020

Thaíse Araújo Ferreira¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

A implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios da Região Metropolitana de Campina Grande-PB

Revista

Paisagens & Geografias

2020

Karla Sabrina de Souza Pereira¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

A Revista de Ensino da Paraíba como impresso pedagógico e sua importância para a formação cívico-nacionalista no estado da Paraíba

Evento

III Seminário de Educação Geográfica da UFPB

2019

Kaline da Silva¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Karla Sabrina de Souza Pereira²

Jogos Pedagógicos: inovações para ensinar Geografia do Lugar

Revista

Giramundo, Revista do Colégio Pedro II

2018

Joanna Luísa Barros dos Santos¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Angélica Mara de Lima Dias²

Impressos Pedagógicos e Geografia Escolar: um olhar a partir da Revista do Ensino da Paraíba

Anais

IV Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia

2018

Juliana Silva dos Santos¹

Kaline da Silva²

Angélica Mara de Lima Dias²

Um Outro Olhar para o Estágio Supervisionado: uma experiência para além do que é vivenciado nas escolas

Anais

IV Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia

2018

Kaline da Silva

Paisagens e Tempos na Cidade: a fotografia como ferramenta pedagógica

Anais

IV Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia

2018

Joanna Luísa Barros dos Santos¹

Neudemberg Leite de Andrade²

Lucas Dantas Barros²

Mapeamento dos Municípios paraibanos atingidos por enchentes/inundações e levantamento dos instrumentos e/ou medidas de gestão de riscos: uma interpretação a partir do MUNIC/IBGE/2013

Revista

Revista Geosertões

2017

Ana Carolina Nogueira Santos¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²


Pesquisas

Titulo

Ano

Autores

Meio ambiente e cidade: formação para cidadania*

2014

Adjael Maracajá de Lima¹

José Euriques de Vasconcelos Neto²

José Silvano de Sousa Lima²

Risco e Vulnerabilidade nas ZEIS Catingueira/ Riacho do Bodocongó – Bairro das Cidades

2012

Ana Carolina Nogueira Santos

Os descaminhos das águas no Recife : os canais, os moradores e a gestão

Tese

Universidade Federal de Pernambuco

2011

Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Jan Bitoun (orientador)



Trabalhos em Pôster


 
 
 
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu lado críti

Geojogos: Jogos Pedagógicos & Geografia do Lugar

  Dentro das amplas dimensões temáticas que o GEMAC nos possibilita trabalhar, destacamos aqui o Ensino de Geografia. Do ambiente educativo, a prática pedagógica, a formação e condições de trabalho docente, e tantas outras vertentes desse universo; das quais sublinhamos as pesquisas e produções desenvolvidas para a temática da Educação Lúdica por meio de jogos pedagógicos, ou educacionais, em diálogo à Geografia do Lugar. Essa linha de pesquisa, que tem seu pontapé inicial no ano de 2018 em um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, é uma das correntes ativas do GEMAC, na qual alguns de nós gemacianos pesquisamos e produzimos novos recursos. Em nossa página de Pesquisas e Publicações é possível acessar algumas produções resultantes dessa vertente, bem como seus projetos estão acessíveis na página de Projetos de nosso blog. Para além das produções textuais, alguns resultados alcançados ao longo dessa trajetória também compreendem jogos digitais e analógico

Seminário Interno 2023

No último dia 18 de Agosto, nosso grupo realizou mais uma edição do Seminário Interno.  O Seminário interno é um evento semestral, realizado pelo GEMAC, que atende a dois propósitos gerais dividos em três linhas de ação dispostas em sequência: Apresentar aos gemacianos e interessados em conhecer e/ou ingressar no Gemac As atividades e experiências que vem sendo realizadas ao longo do semestre, Apontar quais projetos objetivamos iniciar ou dar prosseguimento no próximo semestre. Em um segundo momento de caráter mais fechado, entre os integrantes do grupo, apontar:   Pautas internas relacionadas ao uso da sala do GEMAC e a gestão de seus recursos, as funções administrativas assumidas pelos gemacianos para o funcionamento do grupo, distribuição de bolsas de projetos, entre outros pontos. Excepcionalmente, em nosso último Seminário Interno, contamos com um notável número de participantes, assim como uma apetitosa mesa de lanches e café organizada por nossos membros.  Em sequência temos a g