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TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018



AMANDA MENDONÇA DE FARIAS


Dia: 12/12

Hora: 16h

Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH)

Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias

Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz


RESUMO


A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu lado crítico e se tornarem seres atuantes na sociedade. A presente pesquisa se caracteriza como pesquisa bibliográfica, trata do processo histórico da consolidação da Geografia Escolar no Brasil e tem como objetivo principal analisar a história em seus primeiros momentos até o marco da introdução dos ideais da Escola Nova no país. Com base no que foi estudado, observou-se que, mesmo depois de tantas mudanças e transformações ocasionadas no ensino da Geografia Escolar, existe uma forte permanência aos princípios clássicos e tradicionais de ensino.

 

Palavra-chave: Geografia Escolar. História da educação. Metodologia do Ensino. Orientação moderna. Delgado de Carvalho.









ANDRÉIA FAUSTINO DA SILVA

Dia: 13/12

Hora: 16h

Local: Sala 15 - Centro de Humanidades (CH)

Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Examinador Externo: Estanley Pires Ribeiro

Examinador Interno: Ana Carolina Nogueira Santos


RESUMO


O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar os fatores de risco da degradação ambiental ocasionada pelas ações antrópicas na microbacia do Açude Vaca Brava, bem como identificar medidas mitigadoras e/ou compensatórias. De início, foi utilizada a metodologia do check list para identificar impactos ambientais presentes na microbacia. Em seguida foram analisados os dados através da metodologia Pressão-Estado-Impacto-Resposta de acordo com Ribeiro (2017). Assim foi possível diagnosticar a presença de impactos que alteram a qualidade ambiental da microbacia, assim como a presença ou ausência de respostas aos impactos identificados. Os resultados comprovam que foram poucos os impactos ambientais negativos na microbacia e nenhum apresenta resposta com o intuito de eliminar ou mistigar. Concluiu-se que a microbacia por estar em unidade de conservação categorizada como Parque Estadual sofre menor pressão ambiental que o reservatório de Boqueirão analisado em estudo que baseia essa pesquisa. Não há dúvida que, pode-se considerar que atingimos o objetivo da pesquisa na identificação de impactos. Na bacia de um reservatório que se encontra em nível crítico de água armazenada há alguns anos.

 

Palavras-chave: Impactos. Preservação. Reservatório.








JULIANA SILVA DOS SANTOS

 

 

Dia: 04/12 

Hora: 16h

Local: Sala 15 - Hall das Placas

Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias

Examinador Interno: Thiago Romeu de Sousa

 

RESUMO


O ensino de Geografia no Brasil, em determinados períodos da história, foi concebido como um importante instrumento disseminador de ideais nacionalistas, pensado exclusivamente para formar os chamados cidadãos patriotas. Durante a década de 1970, período marcado pela Ditadura Militar (1964-1984), essa concepção se torna ainda mais evidente, uma vez que, era imprescindível que o sentimento nacional estivesse cada vez mais entranhado na vida e comportamento das pessoas. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo analisar o currículo popularmente conhecido como Verdão, instaurado a partir da implementação dos Estudos Sociais pela Lei 5.692/71, identificando suas principais propostas e o que de Geografia podia se encontrar nele. Para tanto, definimos o recorte temporal de 1971-1985, por representar o período chave da pesquisa, aquele em que se observam os principais processos e os seus desdobramentos. Dessa forma, apresentamos discussões sobre currículo e a Geografia escolar, utilizando como base teórica autores como Carvalho (1970); Conti (1976); Lacoste (1988); Pontuschka (2009); e Albuquerque (2004). Utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa de cunho histórico, assim como fizemos uso da análise documental para o tratamento da legislação e currículo analisados. Diante dessa pesquisa, compreendemos que o currículo dos Estudos Sociais propostos através do Verdão apresentou perspectivas, no mínimo, intrigantes. Sua estrutura e divisão de conteúdos revelam mais uma vez a constante busca de legitimação por parte de um governo que viu em disciplinas como a Geografia e a História, e até mesmo na própria ideia dos Estudos Sociais, uma oportunidade para a disseminação de seus ideais nacionalistas.


 

Palavras chave: Currículo. Geografia. Estudos Sociais.






KALINE DA SILVA

  

Dia: 12/12

Hora: 10h

Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH)

Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias

Examinador Interno: Paulo Sérgio Cunha Farias

 

RESUMO

 

A Geografia escolar presente na Revista do Ensino da Paraíba se preocupava em formar cidadãos cívico-nacionalistas que prezassem pela pátria fortalecendo o sentimento de nacionalidade a fim de que pudessem lutar pelos ideais nacionalistas e proteger a nação com garra e amor à pátria. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo analisar os ideais nacionalistas presentes nas prescrições metodológicas da Geografia escolar a partir da Revista do Ensino da Paraíba. O recorte temporal abrange a institucionalização do Estado Novo no Brasil até a reforma de Capanema (1937-1942), e nossa fonte são os exemplares da revista supracitada. Trata-se de uma pesquisa documental, que objetivou identificar como estava sendo organizado o ensino primário na Paraíba e como a Geografia contribuía para a formação cívico-nacionalista. A Geografia enquanto disciplina expressava-se na Revista do ensino da Paraíba como meio de propagar os ideais nacionalistas, principalmente fazendo menção aos símbolos patrióticos. A Geografia escolar brasileira, assim como outras disciplinas, teve o papel de implantar a noção de pátria nas mentalidades que estavam sendo formadas, especificamente em relação à construção de uma identidade nacional. As manifestações no âmbito escolar ocorriam em diversas ocasiões de datas festivas, eram trabalhados em sala de aula a temática relacionada ao patriotismo, e nas ruas aconteciam os desfiles cívicos que buscavam justamente entusiasmar toda a população ao fervor e o amor à pátria.

Palavras-chave: Geografia escolar; nacionalismo; Revistas do Ensino da Paraíba.






KARLA SABRINA DE SOUZA PEREIRA

Dia: 13/12 

Hora: 14h

Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH)

Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Examinador Externo: Kainara Lira dos Anjos

Examinador Externo: Twane Maria Cordeiro Xavier


RESUMO


O trabalho trata da temática dos resíduos sólidos. A análise deriva da verificação da implementação das definições contidas na Lei Federal n°12.305 em municípios que integram a Região Metropolitana de Campina Grande. Tem por objetivos debater teoricamente a problemática do lixo na configuração do espaço geográfico da atualidade; analisar a legislação sobre a questão dos resíduos sólidos no Brasil; identificar e caracterizar como os municípios da RMCG implementam a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Para atingir esses objetivos, utilizou-se como base Maiello et al (2018) que desenvolveu análise semelhante tendo como objeto os municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Foi necessária a busca de informações referentes às questões analisadas sobre os municípios paraibanos através dos dados contidos no MUNIC/IBGE/2013/2015 e no SNIS/2016. Pesquisa bibliográfica e também foi realizada tomando como base alguns autores, dentre eles Carvalho e Tella (1997), Erthal (2007), Brown (2003), Gonçalves (2003), para maior apropriação teórica. Diante dos resultados obtidos pode-se perceber que os municípios da RMCG apresentam baixo nível de implementação dos objetivos apresentados pela PNRS. É importante ressaltar que através de uma gestão eficaz é possível amenizar ou atingir as metas previstas pela legislação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Palavras-Chave: PNRS. Região Metropolitana de Campina Grande. Paraíba. SNIS. MUNIC.










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