AMANDA MENDONÇA DE FARIAS
Dia: 12/12
Hora: 16h
Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH)
Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho
Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias
Examinador Interno: Lincoln da Silva
Diniz
RESUMO
A história
da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as
transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no
Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os
valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas
mnemônicas e métodos descritivos. A partir do século XX, as propostas da
Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a
incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia
moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu lado crítico e se
tornarem seres atuantes na sociedade. A presente pesquisa se caracteriza como
pesquisa bibliográfica, trata do processo histórico da consolidação da
Geografia Escolar no Brasil e tem como objetivo principal analisar a história
em seus primeiros momentos até o marco da introdução dos ideais da Escola Nova
no país. Com base no que foi estudado, observou-se que, mesmo depois de tantas
mudanças e transformações ocasionadas no ensino da Geografia Escolar, existe
uma forte permanência aos princípios clássicos e tradicionais de ensino.
Palavra-chave:
Geografia Escolar. História da educação. Metodologia do Ensino. Orientação
moderna. Delgado de Carvalho.
ANDRÉIA FAUSTINO DA SILVA
Dia: 13/12
Hora: 16h
Local: Sala 15 - Centro de Humanidades (CH)
Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho
Examinador Externo: Estanley Pires Ribeiro
Examinador Interno: Ana Carolina Nogueira Santos
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo
geral avaliar os fatores de risco da degradação ambiental ocasionada pelas
ações antrópicas na microbacia do Açude Vaca Brava, bem como identificar
medidas mitigadoras e/ou compensatórias. De início, foi utilizada a metodologia
do check list para identificar impactos ambientais presentes na microbacia. Em
seguida foram analisados os dados através da metodologia
Pressão-Estado-Impacto-Resposta de acordo com Ribeiro (2017). Assim foi
possível diagnosticar a presença de impactos que alteram a qualidade ambiental da
microbacia, assim como a presença ou ausência de respostas aos impactos
identificados. Os resultados comprovam que foram poucos os impactos ambientais
negativos na microbacia e nenhum apresenta resposta com o intuito de eliminar
ou mistigar. Concluiu-se que a microbacia por estar em unidade de conservação
categorizada como Parque Estadual sofre menor pressão ambiental que o
reservatório de Boqueirão analisado em estudo que baseia essa pesquisa. Não há
dúvida que, pode-se considerar que atingimos o objetivo da pesquisa na
identificação de impactos. Na bacia de um reservatório que se encontra em nível
crítico de água armazenada há alguns anos.
Palavras-chave: Impactos. Preservação.
Reservatório.
JULIANA
SILVA DOS SANTOS
Dia: 04/12
Hora: 16h
Local: Sala
15 - Hall das Placas
Orientador:
Luiz Eugênio Pereira Carvalho
Examinador
Externo: Angélica Mara de Lima Dias
Examinador
Interno: Thiago Romeu de Sousa
RESUMO
O
ensino de Geografia no Brasil, em determinados períodos da história, foi
concebido como um importante instrumento disseminador de ideais nacionalistas,
pensado exclusivamente para formar os chamados cidadãos patriotas. Durante a
década de 1970, período marcado pela Ditadura Militar (1964-1984), essa
concepção se torna ainda mais evidente, uma vez que, era imprescindível que o
sentimento nacional estivesse cada vez mais entranhado na vida e comportamento
das pessoas. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo analisar o currículo
popularmente conhecido como Verdão, instaurado a partir da implementação dos
Estudos Sociais pela Lei 5.692/71, identificando suas principais propostas e o
que de Geografia podia se encontrar nele. Para tanto, definimos o recorte temporal
de 1971-1985, por representar o período chave da pesquisa, aquele em que se
observam os principais processos e os seus desdobramentos. Dessa forma,
apresentamos discussões sobre currículo e a Geografia escolar, utilizando como
base teórica autores como Carvalho (1970); Conti (1976); Lacoste (1988);
Pontuschka (2009); e Albuquerque (2004). Utilizamos a abordagem de pesquisa
qualitativa de cunho histórico, assim como fizemos uso da análise documental
para o tratamento da legislação e currículo analisados. Diante dessa pesquisa,
compreendemos que o currículo dos Estudos Sociais propostos através do Verdão
apresentou perspectivas, no mínimo, intrigantes. Sua estrutura e divisão de
conteúdos revelam mais uma vez a constante busca de legitimação por parte de um
governo que viu em disciplinas como a Geografia e a História, e até mesmo na
própria ideia dos Estudos Sociais, uma oportunidade para a disseminação de seus
ideais nacionalistas.
Palavras
chave: Currículo. Geografia. Estudos Sociais.
KALINE DA SILVA
Dia: 12/12
Hora: 10h
Local: Auditório
térreo – Centro de Humanidades (CH)
Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho
Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias
Examinador Interno: Paulo Sérgio Cunha Farias
RESUMO
A Geografia escolar presente na Revista do Ensino da Paraíba se preocupava em formar cidadãos cívico-nacionalistas que prezassem pela pátria fortalecendo o sentimento de nacionalidade a fim de que pudessem lutar pelos ideais nacionalistas e proteger a nação com garra e amor à pátria. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo analisar os ideais nacionalistas presentes nas prescrições metodológicas da Geografia escolar a partir da Revista do Ensino da Paraíba. O recorte temporal abrange a institucionalização do Estado Novo no Brasil até a reforma de Capanema (1937-1942), e nossa fonte são os exemplares da revista supracitada. Trata-se de uma pesquisa documental, que objetivou identificar como estava sendo organizado o ensino primário na Paraíba e como a Geografia contribuía para a formação cívico-nacionalista. A Geografia enquanto disciplina expressava-se na Revista do ensino da Paraíba como meio de propagar os ideais nacionalistas, principalmente fazendo menção aos símbolos patrióticos. A Geografia escolar brasileira, assim como outras disciplinas, teve o papel de implantar a noção de pátria nas mentalidades que estavam sendo formadas, especificamente em relação à construção de uma identidade nacional. As manifestações no âmbito escolar ocorriam em diversas ocasiões de datas festivas, eram trabalhados em sala de aula a temática relacionada ao patriotismo, e nas ruas aconteciam os desfiles cívicos que buscavam justamente entusiasmar toda a população ao fervor e o amor à pátria.
Palavras-chave: Geografia escolar; nacionalismo; Revistas do Ensino da Paraíba.
A Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos Nos Municípios da Região Metropolitana De Campina Grande-PB
KARLA SABRINA DE SOUZA PEREIRA
Dia: 13/12
Hora: 14h
Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH)
Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho
Examinador Externo: Kainara Lira dos Anjos
Examinador Externo: Twane Maria Cordeiro Xavier
RESUMO
O
trabalho trata da temática dos resíduos sólidos. A análise deriva da
verificação da implementação das definições contidas na Lei Federal n°12.305 em
municípios que integram a Região Metropolitana de Campina Grande. Tem por
objetivos debater teoricamente a problemática do lixo na configuração do espaço
geográfico da atualidade; analisar a legislação sobre a questão dos resíduos
sólidos no Brasil; identificar e caracterizar como os municípios da RMCG
implementam a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Para atingir esses
objetivos, utilizou-se como base Maiello et al (2018) que desenvolveu análise
semelhante tendo como objeto os municípios da Região Metropolitana do Rio de
Janeiro. Foi necessária a busca de informações referentes às questões analisadas
sobre os municípios paraibanos através dos dados contidos no
MUNIC/IBGE/2013/2015 e no SNIS/2016. Pesquisa bibliográfica e também foi
realizada tomando como base alguns autores, dentre eles Carvalho e Tella
(1997), Erthal (2007), Brown (2003), Gonçalves (2003), para maior apropriação
teórica. Diante dos resultados obtidos pode-se perceber que os municípios da
RMCG apresentam baixo nível de implementação dos objetivos apresentados pela
PNRS. É importante ressaltar que através de uma gestão eficaz é possível
amenizar ou atingir as metas previstas pela legislação da Política Nacional de
Resíduos Sólidos.
Palavras-Chave: PNRS. Região Metropolitana de Campina Grande. Paraíba. SNIS. MUNIC.
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