Pular para o conteúdo principal

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018



AMANDA MENDONÇA DE FARIAS


Dia: 12/12

Hora: 16h

Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH)

Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias

Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz


RESUMO


A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu lado crítico e se tornarem seres atuantes na sociedade. A presente pesquisa se caracteriza como pesquisa bibliográfica, trata do processo histórico da consolidação da Geografia Escolar no Brasil e tem como objetivo principal analisar a história em seus primeiros momentos até o marco da introdução dos ideais da Escola Nova no país. Com base no que foi estudado, observou-se que, mesmo depois de tantas mudanças e transformações ocasionadas no ensino da Geografia Escolar, existe uma forte permanência aos princípios clássicos e tradicionais de ensino.

 

Palavra-chave: Geografia Escolar. História da educação. Metodologia do Ensino. Orientação moderna. Delgado de Carvalho.









ANDRÉIA FAUSTINO DA SILVA

Dia: 13/12

Hora: 16h

Local: Sala 15 - Centro de Humanidades (CH)

Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Examinador Externo: Estanley Pires Ribeiro

Examinador Interno: Ana Carolina Nogueira Santos


RESUMO


O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar os fatores de risco da degradação ambiental ocasionada pelas ações antrópicas na microbacia do Açude Vaca Brava, bem como identificar medidas mitigadoras e/ou compensatórias. De início, foi utilizada a metodologia do check list para identificar impactos ambientais presentes na microbacia. Em seguida foram analisados os dados através da metodologia Pressão-Estado-Impacto-Resposta de acordo com Ribeiro (2017). Assim foi possível diagnosticar a presença de impactos que alteram a qualidade ambiental da microbacia, assim como a presença ou ausência de respostas aos impactos identificados. Os resultados comprovam que foram poucos os impactos ambientais negativos na microbacia e nenhum apresenta resposta com o intuito de eliminar ou mistigar. Concluiu-se que a microbacia por estar em unidade de conservação categorizada como Parque Estadual sofre menor pressão ambiental que o reservatório de Boqueirão analisado em estudo que baseia essa pesquisa. Não há dúvida que, pode-se considerar que atingimos o objetivo da pesquisa na identificação de impactos. Na bacia de um reservatório que se encontra em nível crítico de água armazenada há alguns anos.

 

Palavras-chave: Impactos. Preservação. Reservatório.








JULIANA SILVA DOS SANTOS

 

 

Dia: 04/12 

Hora: 16h

Local: Sala 15 - Hall das Placas

Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias

Examinador Interno: Thiago Romeu de Sousa

 

RESUMO


O ensino de Geografia no Brasil, em determinados períodos da história, foi concebido como um importante instrumento disseminador de ideais nacionalistas, pensado exclusivamente para formar os chamados cidadãos patriotas. Durante a década de 1970, período marcado pela Ditadura Militar (1964-1984), essa concepção se torna ainda mais evidente, uma vez que, era imprescindível que o sentimento nacional estivesse cada vez mais entranhado na vida e comportamento das pessoas. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo analisar o currículo popularmente conhecido como Verdão, instaurado a partir da implementação dos Estudos Sociais pela Lei 5.692/71, identificando suas principais propostas e o que de Geografia podia se encontrar nele. Para tanto, definimos o recorte temporal de 1971-1985, por representar o período chave da pesquisa, aquele em que se observam os principais processos e os seus desdobramentos. Dessa forma, apresentamos discussões sobre currículo e a Geografia escolar, utilizando como base teórica autores como Carvalho (1970); Conti (1976); Lacoste (1988); Pontuschka (2009); e Albuquerque (2004). Utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa de cunho histórico, assim como fizemos uso da análise documental para o tratamento da legislação e currículo analisados. Diante dessa pesquisa, compreendemos que o currículo dos Estudos Sociais propostos através do Verdão apresentou perspectivas, no mínimo, intrigantes. Sua estrutura e divisão de conteúdos revelam mais uma vez a constante busca de legitimação por parte de um governo que viu em disciplinas como a Geografia e a História, e até mesmo na própria ideia dos Estudos Sociais, uma oportunidade para a disseminação de seus ideais nacionalistas.


 

Palavras chave: Currículo. Geografia. Estudos Sociais.






KALINE DA SILVA

  

Dia: 12/12

Hora: 10h

Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH)

Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias

Examinador Interno: Paulo Sérgio Cunha Farias

 

RESUMO

 

A Geografia escolar presente na Revista do Ensino da Paraíba se preocupava em formar cidadãos cívico-nacionalistas que prezassem pela pátria fortalecendo o sentimento de nacionalidade a fim de que pudessem lutar pelos ideais nacionalistas e proteger a nação com garra e amor à pátria. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo analisar os ideais nacionalistas presentes nas prescrições metodológicas da Geografia escolar a partir da Revista do Ensino da Paraíba. O recorte temporal abrange a institucionalização do Estado Novo no Brasil até a reforma de Capanema (1937-1942), e nossa fonte são os exemplares da revista supracitada. Trata-se de uma pesquisa documental, que objetivou identificar como estava sendo organizado o ensino primário na Paraíba e como a Geografia contribuía para a formação cívico-nacionalista. A Geografia enquanto disciplina expressava-se na Revista do ensino da Paraíba como meio de propagar os ideais nacionalistas, principalmente fazendo menção aos símbolos patrióticos. A Geografia escolar brasileira, assim como outras disciplinas, teve o papel de implantar a noção de pátria nas mentalidades que estavam sendo formadas, especificamente em relação à construção de uma identidade nacional. As manifestações no âmbito escolar ocorriam em diversas ocasiões de datas festivas, eram trabalhados em sala de aula a temática relacionada ao patriotismo, e nas ruas aconteciam os desfiles cívicos que buscavam justamente entusiasmar toda a população ao fervor e o amor à pátria.

Palavras-chave: Geografia escolar; nacionalismo; Revistas do Ensino da Paraíba.






KARLA SABRINA DE SOUZA PEREIRA

Dia: 13/12 

Hora: 14h

Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH)

Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Examinador Externo: Kainara Lira dos Anjos

Examinador Externo: Twane Maria Cordeiro Xavier


RESUMO


O trabalho trata da temática dos resíduos sólidos. A análise deriva da verificação da implementação das definições contidas na Lei Federal n°12.305 em municípios que integram a Região Metropolitana de Campina Grande. Tem por objetivos debater teoricamente a problemática do lixo na configuração do espaço geográfico da atualidade; analisar a legislação sobre a questão dos resíduos sólidos no Brasil; identificar e caracterizar como os municípios da RMCG implementam a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Para atingir esses objetivos, utilizou-se como base Maiello et al (2018) que desenvolveu análise semelhante tendo como objeto os municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Foi necessária a busca de informações referentes às questões analisadas sobre os municípios paraibanos através dos dados contidos no MUNIC/IBGE/2013/2015 e no SNIS/2016. Pesquisa bibliográfica e também foi realizada tomando como base alguns autores, dentre eles Carvalho e Tella (1997), Erthal (2007), Brown (2003), Gonçalves (2003), para maior apropriação teórica. Diante dos resultados obtidos pode-se perceber que os municípios da RMCG apresentam baixo nível de implementação dos objetivos apresentados pela PNRS. É importante ressaltar que através de uma gestão eficaz é possível amenizar ou atingir as metas previstas pela legislação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Palavras-Chave: PNRS. Região Metropolitana de Campina Grande. Paraíba. SNIS. MUNIC.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geojogos: Jogos Pedagógicos & Geografia do Lugar

  Dentro das amplas dimensões temáticas que o GEMAC nos possibilita trabalhar, destacamos aqui o Ensino de Geografia. Do ambiente educativo, a prática pedagógica, a formação e condições de trabalho docente, e tantas outras vertentes desse universo; das quais sublinhamos as pesquisas e produções desenvolvidas para a temática da Educação Lúdica por meio de jogos pedagógicos, ou educacionais, em diálogo à Geografia do Lugar. Essa linha de pesquisa, que tem seu pontapé inicial no ano de 2018 em um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, é uma das correntes ativas do GEMAC, na qual alguns de nós gemacianos pesquisamos e produzimos novos recursos. Em nossa página de Pesquisas e Publicações é possível acessar algumas produções resultantes dessa vertente, bem como seus projetos estão acessíveis na página de Projetos de nosso blog. Para além das produções textuais, alguns resultados alcançados ao longo dessa trajetória também compreendem jogos digitais e analógico

Seminário Interno 2023

No último dia 18 de Agosto, nosso grupo realizou mais uma edição do Seminário Interno.  O Seminário interno é um evento semestral, realizado pelo GEMAC, que atende a dois propósitos gerais dividos em três linhas de ação dispostas em sequência: Apresentar aos gemacianos e interessados em conhecer e/ou ingressar no Gemac As atividades e experiências que vem sendo realizadas ao longo do semestre, Apontar quais projetos objetivamos iniciar ou dar prosseguimento no próximo semestre. Em um segundo momento de caráter mais fechado, entre os integrantes do grupo, apontar:   Pautas internas relacionadas ao uso da sala do GEMAC e a gestão de seus recursos, as funções administrativas assumidas pelos gemacianos para o funcionamento do grupo, distribuição de bolsas de projetos, entre outros pontos. Excepcionalmente, em nosso último Seminário Interno, contamos com um notável número de participantes, assim como uma apetitosa mesa de lanches e café organizada por nossos membros.  Em sequência temos a g