Pular para o conteúdo principal

Projetos


 Projetos de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica

Título

Modelo

Ano

Autores

As Escolas Cidadãs Integrais e as transformações do trabalho do docente de Geografia: análise da componente curricular Projeto de Vida

PIBIC

2021

Larissa Lopes Inocêncio¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²
 

O Gerencialismo Privado na Escola Pública da Paraíba: a sala de aula ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente

PIBIC

2020

Mateus Barbosa da Silva¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²
 

Produção de Jogo Pedagógico como Inovação para Ensinar a Geografia do Lugar

PIBITI

2020

 Joanna Luísa Barros dos Santos¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho² 

Jogos Pedagógicos: inovações para ensinar Geografia do Lugar

PIVIC

2018

Joanna Luísa Barros dos Santos¹
Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

O processo de urbanização em Campina Grande e os rios na cidade: o caso do riacho do prado

PIVIC

2016

Taís Karoline da Silva Barros¹
Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Os rios urbanos e a qualidade ambiental da cidade: mapeamento da situação da baciahidrografica do riacho das Piabas (Campina Grande)-PB

PIBIC

2015

Adjael Maracajá de Lima ¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Tipologias de canais fluviais urbanos: Mapeamento da situação do riacho das piabas

PIBIC

2013

Adjael Maracajá de Lima 

Tipologias de canais fluviais urbanos: mapeamento da situação do riacho de Bodocongó (Campina Grande- PB)

PIBIC

2012

Ana Carolina Nogueira Santos¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²


Nossas pesquisas estão acessíveis na íntegra através de links vinculados em seus títulos.
Para maiores detalhamentos entre em contato conosco por nosso endereço de email ou demais redes sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu lado críti

Geojogos: Jogos Pedagógicos & Geografia do Lugar

  Dentro das amplas dimensões temáticas que o GEMAC nos possibilita trabalhar, destacamos aqui o Ensino de Geografia. Do ambiente educativo, a prática pedagógica, a formação e condições de trabalho docente, e tantas outras vertentes desse universo; das quais sublinhamos as pesquisas e produções desenvolvidas para a temática da Educação Lúdica por meio de jogos pedagógicos, ou educacionais, em diálogo à Geografia do Lugar. Essa linha de pesquisa, que tem seu pontapé inicial no ano de 2018 em um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, é uma das correntes ativas do GEMAC, na qual alguns de nós gemacianos pesquisamos e produzimos novos recursos. Em nossa página de Pesquisas e Publicações é possível acessar algumas produções resultantes dessa vertente, bem como seus projetos estão acessíveis na página de Projetos de nosso blog. Para além das produções textuais, alguns resultados alcançados ao longo dessa trajetória também compreendem jogos digitais e analógico

Seminário Interno 2023

No último dia 18 de Agosto, nosso grupo realizou mais uma edição do Seminário Interno.  O Seminário interno é um evento semestral, realizado pelo GEMAC, que atende a dois propósitos gerais dividos em três linhas de ação dispostas em sequência: Apresentar aos gemacianos e interessados em conhecer e/ou ingressar no Gemac As atividades e experiências que vem sendo realizadas ao longo do semestre, Apontar quais projetos objetivamos iniciar ou dar prosseguimento no próximo semestre. Em um segundo momento de caráter mais fechado, entre os integrantes do grupo, apontar:   Pautas internas relacionadas ao uso da sala do GEMAC e a gestão de seus recursos, as funções administrativas assumidas pelos gemacianos para o funcionamento do grupo, distribuição de bolsas de projetos, entre outros pontos. Excepcionalmente, em nosso último Seminário Interno, contamos com um notável número de participantes, assim como uma apetitosa mesa de lanches e café organizada por nossos membros.  Em sequência temos a g