Pular para o conteúdo principal

Projetos


 Projetos de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica

Título

Modelo

Ano

Autores

Jogo Digital para Ensinar Geografia do Lugar: o campus sede da UFCG no Minecraft Education

PIBITI

2023

Lucas Expedito¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²
 

A Reforma do Ensino Médio e seus Desdobramentos no Ensino da Geografia nas Escolas da Paraíba

PIBIC

2023

Gabriel Souto¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²
 

As Escolas Cidadãs Integrais e as transformações do trabalho do docente de Geografia: análise da componente curricular Projeto de Vida

PIBIC

2021

Larissa Lopes Inocêncio¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²
 

O Gerencialismo Privado na Escola Pública da Paraíba: a sala de aula ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente

PIBIC

2020

Mateus Barbosa da Silva¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²
 

Produção de Jogo Pedagógico como Inovação para Ensinar a Geografia do Lugar

PIBITI

2020

 Joanna Luísa Barros dos Santos¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho² 

Jogos Pedagógicos: inovações para ensinar Geografia do Lugar

PIVIC

2018

Joanna Luísa Barros dos Santos¹
Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

O processo de urbanização em Campina Grande e os rios na cidade: o caso do riacho do prado

PIVIC

2016

Taís Karoline da Silva Barros¹
Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Os rios urbanos e a qualidade ambiental da cidade: mapeamento da situação da baciahidrografica do riacho das Piabas (Campina Grande)-PB

PIBIC

2015

Adjael Maracajá de Lima ¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²

Tipologias de canais fluviais urbanos: Mapeamento da situação do riacho das piabas

PIBIC

2013

Adjael Maracajá de Lima 

Tipologias de canais fluviais urbanos: mapeamento da situação do riacho de Bodocongó (Campina Grande- PB)

PIBIC

2012

Ana Carolina Nogueira Santos¹

Luiz Eugênio Pereira Carvalho²


Nossas pesquisas estão acessíveis na íntegra através de links vinculados em seus títulos.
Para maiores detalhamentos entre em contato conosco por nosso endereço de email ou demais redes sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINE BHECO - CURTA: PAZ INCERTA

Sinopse Paz Incerta Acompanha a luta e a história de moradores que vivem na Comunidade da Paz, uma favela vizinha à Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Após o anúncio da Copa do Mundo de 2014, a comunidade passou a sofrer constantes ameaças de reintegração de posse e remoção do local. Fugindo de estereótipos, o curta-metragem se aproxima dos moradores, adentrando no cotidiano das famílias que residem na área. A intenção é dar vida e voz para que eles apresentem a favela pelos olhos de quem mora lá. FICHA TÉCNICA País: Brasil Duração: 26'33" Diretor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Produtor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Ano: 2014 Formato: HD Montagem: Ana Paula Costa Som Direto: Fabio Razuk Jr. Fotografia: Marina Lopes Trilha: Povo Brasileiro – Groovibe’s / O personagem – Tiro Inicial Festivais: 2º Festival de Cinema da Zona Leste- SP Leste em Movimento Fonte:CURTADOC

Cine BHeco - Vila dos Temosos: a perseverança que queima as margens do Açude de Bodocongó

No dia 12 de dezembro relizaremos mais uma edição do Cine BHeco, dessa vez com a exibição do documentário Vila dos Teimosos: a perseverança que queima as margens do Açude Bodocongó. A atividade será realizada no Hall do bloco BG, na UFCG, a partir das 10:00 hrs.  Em sequência temos a divulgação do evento:  A atividade está aberta para a participação de estudantes, professores e demais interessados em compartilhar esse momento de assistir, refletir e aprender conosco.

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu l...