Pular para o conteúdo principal

TCCs

 


2013

Victor Hugo Diniz Cunha

Monografia

Processos erosivos em encostas da área urbana: o caso do Morro do Urubu

 

2014

Jean de Lima Nascimento

Recurso Didático

A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB

 

2015

Adjael Maracajá de Lima

Monografia

Processo de verticalização em Campina Grande e a negação da cidade

Aliery Araújo Nascimento Santos

Monografia

Espaços livres públicos: distribuição e análise espacial na cidade de Campina Grande – PB

Danilo Antônio Nascimento Santos

Monografia

As águas de Assunção: entre a demasia e o déficit

Denis Rodrigues Dantas

Monografia

Áreas pobres de Campina Grande: análise da evolução socioespacial dos espaços urbanos através das zonas especiais de interesse social

José Silvano de Sousa Lima

Artigo

As transformações socioespaciais na cidade de Picuí - PB a partir da implantação do campus do IFPB

 

2016

Thaíse Araújo Ferreira

Monografia

As transformações geohistóricas das águas de Campina Grande – PB

Luilton Pereira Rocha

Monografia

Rios urbanos e a qualidade ambiental: mapeamento dos canais de drenagem em Campina Grande – PB

Tiago Marques Sampaio

Monografia

A produção do espaço urbano na cidade de Campina Grande - PB: avaliação do PMCMV através análise do Residencial Vila Nova da Rainha

 

2017

Epídio Araújo de Souza

Monografia

Indicadores e índices sintéticos: análise do IDH e do IBEU em Serra Branca – PB

Cleilton Emanuel Barbosa Santos

Monografia

A análise das transformações socioespaciais em uma localidade no bairro do Jeremias no município de Campina Grande – PB, após sua classificação como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS)

José Ronaldo Oliveira da Silva

Monografia

A praça e suas territorialidades: uma análise da Praça Severino Cabral na cidade de Lagoa Seca – PB

Taís Karoline da Silva Barros

Monografia

A representação e a materialidade do Açude Velho em Campina Grande: uma análise a partir da Geografia Histórica

Aline Souza de Almeida

Monografia

A questão étnico-racial e ensino de Geografia: análise de livro didático e a formação dos professores

 

2018

Amanda Mendonça de Farias

Monografia

História da Geografia Escolar no Brasil: da sistematização do saber disciplina à orientação moderna

Andréia Faustino da Silva

Monografia

Avaliação da Qualidade Ambiental da Microbacia do Açude Vaca Brava no município de Areia - PB

Juliana Silva dos Santos

Monografia

Os Estudos Sociais e a Geografia: uma análise dos guias curriculares propostos para as matérias do núcleo comum do ensino do 1º grau (Currículo Verdão)

Kaline da Silva

Monografia

A Geografia escolar e a formação cívico-nacionalidade: uma leitura a partir da Revista de Ensino da Paraíba (1937-1942)

Karla Sabrina de Souza Pereira

Monografia

A implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos da região metropolitana de Campina Grande - PB


2020

Lucas Artur Brito dos Santos

Monografia

O processo de urbanização de Toritama - PE


2021

Joanna Luísa Barros dos Santos

Monografia

Jogos digitais no ensino de Geografia: o histórico da educação lúdica e os desafios da atualidade

Fábio Thierry Domingues da Silva

Recurso Didático

Expedição Paraíba: jogo pedagógico digital geográfico

                               


2022

Mateus Barbosa da Silva

Monografia

O gerencialismo privado na escola pública da Paraíba: a sala ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente.


2023

Neudemberg Leite de Andrade

Artigo

A produção de Podcast como ferramenta didática no Ensino de Geografia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu lado críti

Geojogos: Jogos Pedagógicos & Geografia do Lugar

  Dentro das amplas dimensões temáticas que o GEMAC nos possibilita trabalhar, destacamos aqui o Ensino de Geografia. Do ambiente educativo, a prática pedagógica, a formação e condições de trabalho docente, e tantas outras vertentes desse universo; das quais sublinhamos as pesquisas e produções desenvolvidas para a temática da Educação Lúdica por meio de jogos pedagógicos, ou educacionais, em diálogo à Geografia do Lugar. Essa linha de pesquisa, que tem seu pontapé inicial no ano de 2018 em um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, é uma das correntes ativas do GEMAC, na qual alguns de nós gemacianos pesquisamos e produzimos novos recursos. Em nossa página de Pesquisas e Publicações é possível acessar algumas produções resultantes dessa vertente, bem como seus projetos estão acessíveis na página de Projetos de nosso blog. Para além das produções textuais, alguns resultados alcançados ao longo dessa trajetória também compreendem jogos digitais e analógico

Seminário Interno 2023

No último dia 18 de Agosto, nosso grupo realizou mais uma edição do Seminário Interno.  O Seminário interno é um evento semestral, realizado pelo GEMAC, que atende a dois propósitos gerais dividos em três linhas de ação dispostas em sequência: Apresentar aos gemacianos e interessados em conhecer e/ou ingressar no Gemac As atividades e experiências que vem sendo realizadas ao longo do semestre, Apontar quais projetos objetivamos iniciar ou dar prosseguimento no próximo semestre. Em um segundo momento de caráter mais fechado, entre os integrantes do grupo, apontar:   Pautas internas relacionadas ao uso da sala do GEMAC e a gestão de seus recursos, as funções administrativas assumidas pelos gemacianos para o funcionamento do grupo, distribuição de bolsas de projetos, entre outros pontos. Excepcionalmente, em nosso último Seminário Interno, contamos com um notável número de participantes, assim como uma apetitosa mesa de lanches e café organizada por nossos membros.  Em sequência temos a g