Dentro das amplas dimensões temáticas que o GEMAC nos possibilita trabalhar, destacamos aqui o Ensino de Geografia. Do ambiente educativo, a prática pedagógica, a formação e condições de trabalho docente, e tantas outras vertentes desse universo; das quais sublinhamos as pesquisas e produções desenvolvidas para a temática da Educação Lúdica por meio de jogos pedagógicos, ou educacionais, em diálogo à Geografia do Lugar.
Essa linha de pesquisa, que tem seu pontapé inicial no ano de 2018 em um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, é uma das correntes ativas do GEMAC, na qual alguns de nós gemacianos pesquisamos e produzimos novos recursos. Em nossa página de Pesquisas e Publicações é possível acessar algumas produções resultantes dessa vertente, bem como seus projetos estão acessíveis na página de Projetos de nosso blog.
Para além das produções textuais, alguns resultados alcançados ao longo dessa trajetória também compreendem jogos digitais e analógicos autorais. Esses que são recursos desenvolvidos pelos gemacianos em um esforço de criar jogos capazes de ensinar Geografia de forma divertida, que represente a realidade do lugar Campina Grande, em dinâmicas que fogem ao tradicional modelo mnemônico tão reproduzido no ensino de Geografia.
A fim de viabilizar a publicação e difundir os materiais criados foi lançada a iniciativa Geojogos.
Geojogos nada mais é que uma ramificação dessa linha de pesquisa do GEMAC voltada para a produção e publicação de jogos e demais recursos pedagógicos. Na página dessa iniciativa, acessível aqui 🎲, estão apresentados todos os recursos criados ao longo desse período e uma breve descrição dos condutores desse projeto.
Todos os jogos digitais desenvolvidos através da iniciativa Geojogos são aplicativos para smartphone e estão disponíveis para download gratuito na loja de aplicativos do Google (Google Play/Playstore). Além destes, na página da iniciativa é possível acessar uma HQ chamada "Feijão, o pombo", também resultante das pesquisas sobre a criação de novos recursos para o ensino de geografia a partir do lugar.
É através de tais reflexões e esforços de criação que exploramos novos horizontes para o ensino de Geografia. A fim de alcançar novas roupagens, perfis e propósitos para os jogos pedagógicos que, por muitas vezes, são muito distantes da realidade de jogos apreciada pelos alunos.
É um compromisso na busca por possibilidades metodológicas e, mais até, um motivador para a geração de outros movimentos de criação de recursos. Buscamos mostrar que mesmo o professor ou o estudante da graduação tem capacidade de criar novos recursos didáticos interessantes, engajadores, contextualizados e de fato transformadores para a experiência de ensino e aprendizagem que o aluno vivenciará.
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