Pular para o conteúdo principal

Geojogos: Jogos Pedagógicos & Geografia do Lugar

 Dentro das amplas dimensões temáticas que o GEMAC nos possibilita trabalhar, destacamos aqui o Ensino de Geografia. Do ambiente educativo, a prática pedagógica, a formação e condições de trabalho docente, e tantas outras vertentes desse universo; das quais sublinhamos as pesquisas e produções desenvolvidas para a temática da Educação Lúdica por meio de jogos pedagógicos, ou educacionais, em diálogo à Geografia do Lugar.

Essa linha de pesquisa, que tem seu pontapé inicial no ano de 2018 em um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, é uma das correntes ativas do GEMAC, na qual alguns de nós gemacianos pesquisamos e produzimos novos recursos. Em nossa página de Pesquisas e Publicações é possível acessar algumas produções resultantes dessa vertente, bem como seus projetos estão acessíveis na página de Projetos de nosso blog.

Para além das produções textuais, alguns resultados alcançados ao longo dessa trajetória também compreendem jogos digitais e analógicos autorais. Esses que são recursos desenvolvidos pelos gemacianos em um esforço de criar jogos capazes de ensinar Geografia de forma divertida, que represente a realidade do lugar Campina Grande, em dinâmicas que fogem ao tradicional modelo mnemônico tão reproduzido no ensino de Geografia.

A fim de viabilizar a publicação e difundir os materiais criados foi lançada a iniciativa Geojogos.


Geojogos nada mais é que uma ramificação dessa linha de pesquisa do GEMAC voltada para a produção e publicação de jogos e demais recursos pedagógicos. Na página dessa iniciativa, acessível aqui 🎲, estão apresentados todos os recursos criados ao longo desse período e uma breve descrição dos condutores desse projeto.

Todos os jogos digitais desenvolvidos através da iniciativa Geojogos são aplicativos para smartphone e estão disponíveis para download gratuito na loja de aplicativos do Google (Google Play/Playstore). Além destes, na página da iniciativa é possível acessar uma HQ chamada "Feijão, o pombo", também resultante das pesquisas sobre a criação de novos recursos para o ensino de geografia a partir do lugar.

É através de tais reflexões e esforços de criação que exploramos novos horizontes para o ensino de Geografia. A fim de alcançar novas roupagens, perfis e propósitos para os jogos pedagógicos que, por muitas vezes, são muito distantes da realidade de jogos apreciada pelos alunos.

    É um compromisso na busca por possibilidades metodológicas e, mais até, um motivador para a geração de outros movimentos de criação de recursos. Buscamos mostrar que mesmo o professor ou o estudante da graduação tem capacidade de criar novos recursos didáticos interessantes, engajadores, contextualizados e de fato transformadores para a experiência de ensino e aprendizagem que o aluno vivenciará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III EREPEG 2016 - Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia

De  16 a 19 de novembro de 2016 aconteceu no Campus 1 da Universidade Federal de  Campina Grande – PB o III Erepeg ( Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia )  que nesta edição teve como temática " Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia".  As propostas de trabalho encaminhadas para o III EREPEG tiverão que assumir a forma de Comunicação Oral nos Grupos de Trabalhos - GT. distribuídos em salas temáticas como: sala Catolé, sala Bodocongó, açude velho e Parque da criança, abordando as seguintes propostas:   GT 1 -   As Diretrizes Curriculares e o ensino de Geografia Coordenação: Rute Soares Paiva (IFRN) ​ GT 2 -   O Estágio supervisionado na formação do professor de Geografia Coordenação: Rodrigo Pessoa (UFCG-CFP) ​ GT 3   - Diferentes linguagens no ensino de Geografia: novas possibilidades Coordenação:  Josandra Araújo (UEPB-DGeo) ​ GT 4 ...

CINE BHECO - CURTA: PAZ INCERTA

Sinopse Paz Incerta Acompanha a luta e a história de moradores que vivem na Comunidade da Paz, uma favela vizinha à Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Após o anúncio da Copa do Mundo de 2014, a comunidade passou a sofrer constantes ameaças de reintegração de posse e remoção do local. Fugindo de estereótipos, o curta-metragem se aproxima dos moradores, adentrando no cotidiano das famílias que residem na área. A intenção é dar vida e voz para que eles apresentem a favela pelos olhos de quem mora lá. FICHA TÉCNICA País: Brasil Duração: 26'33" Diretor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Produtor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Ano: 2014 Formato: HD Montagem: Ana Paula Costa Som Direto: Fabio Razuk Jr. Fotografia: Marina Lopes Trilha: Povo Brasileiro – Groovibe’s / O personagem – Tiro Inicial Festivais: 2º Festival de Cinema da Zona Leste- SP Leste em Movimento Fonte:CURTADOC

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu l...