Pular para o conteúdo principal

Seminário Interno 2023

No último dia 18 de Agosto, nosso grupo realizou mais uma edição do Seminário Interno. 


O Seminário interno é um evento semestral, realizado pelo GEMAC, que atende a dois propósitos gerais dividos em três linhas de ação dispostas em sequência:

  1. Apresentar aos gemacianos e interessados em conhecer e/ou ingressar no Gemac
    • As atividades e experiências que vem sendo realizadas ao longo do semestre,
    • Apontar quais projetos objetivamos iniciar ou dar prosseguimento no próximo semestre.
  2. Em um segundo momento de caráter mais fechado, entre os integrantes do grupo, apontar: 
    • Pautas internas relacionadas ao uso da sala do GEMAC e a gestão de seus recursos, as funções administrativas assumidas pelos gemacianos para o funcionamento do grupo, distribuição de bolsas de projetos, entre outros pontos.

Excepcionalmente, em nosso último Seminário Interno, contamos com um notável número de participantes, assim como uma apetitosa mesa de lanches e café organizada por nossos membros. 

Em sequência temos a galeria de fotos da atividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III EREPEG 2016 - Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia

De  16 a 19 de novembro de 2016 aconteceu no Campus 1 da Universidade Federal de  Campina Grande – PB o III Erepeg ( Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia )  que nesta edição teve como temática " Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia".  As propostas de trabalho encaminhadas para o III EREPEG tiverão que assumir a forma de Comunicação Oral nos Grupos de Trabalhos - GT. distribuídos em salas temáticas como: sala Catolé, sala Bodocongó, açude velho e Parque da criança, abordando as seguintes propostas:   GT 1 -   As Diretrizes Curriculares e o ensino de Geografia Coordenação: Rute Soares Paiva (IFRN) ​ GT 2 -   O Estágio supervisionado na formação do professor de Geografia Coordenação: Rodrigo Pessoa (UFCG-CFP) ​ GT 3   - Diferentes linguagens no ensino de Geografia: novas possibilidades Coordenação:  Josandra Araújo (UEPB-DGeo) ​ GT 4 ...

CINE BHECO - CURTA: PAZ INCERTA

Sinopse Paz Incerta Acompanha a luta e a história de moradores que vivem na Comunidade da Paz, uma favela vizinha à Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Após o anúncio da Copa do Mundo de 2014, a comunidade passou a sofrer constantes ameaças de reintegração de posse e remoção do local. Fugindo de estereótipos, o curta-metragem se aproxima dos moradores, adentrando no cotidiano das famílias que residem na área. A intenção é dar vida e voz para que eles apresentem a favela pelos olhos de quem mora lá. FICHA TÉCNICA País: Brasil Duração: 26'33" Diretor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Produtor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Ano: 2014 Formato: HD Montagem: Ana Paula Costa Som Direto: Fabio Razuk Jr. Fotografia: Marina Lopes Trilha: Povo Brasileiro – Groovibe’s / O personagem – Tiro Inicial Festivais: 2º Festival de Cinema da Zona Leste- SP Leste em Movimento Fonte:CURTADOC

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu l...