É de grande alegria para nós gemacianos observar o avanço e, consequente, finalização dos projetos que nossos integrantes desenvolvem e desenvolveram atuando enquanto pesquisadores. A oportunidade de experienciar essa etapa em nossa formação representa um pouco da grande riqueza que apreendem as várias oportunidades proporcionadas pela Universidade e pelo curso de Geografia, impactando tanto em nossas vidas profissionais quanto em nosso crescimento pessoal.
Ao longo dos dias 24, 25 e 26 de novembro do corrente ano tivemos o XVIII Congresso de Iniciação Científica: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta; o mesmo que transcorreu sob o formato remoto. No referido evento três de nossos integrantes realizaram a apresentação final de seus projetos desenvolvidos ao longo do ano (2020/21). Sendo as três pesquisas de orientação do Prof. Dr. Luiz Eugênio Carvalho, líder e fundador do GEMAC.
Inicialmente tivemos a apresentação do projeto O Gerencialismo Privado na Escola Pública da Paraíba: as disciplinas eletivas de Geografia e as transformações do trabalho docente, o qual teve por pesquisadora Mariane Marques.
Inserido no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), a referida pesquisa debruçou-se em atividades de levantamento, análise e reflexão sobre as disciplinas eletivas ofertadas por professores de Geografia em algumas Escolas Cidadãs Integral (ECIs); estabelecendo critérios de análise e críticas sobre tais componentes. Enfatizamos, ainda, sua grande contribuição no que diz respeito à reflexão das transformações e desafios do fazer docente no focalizado modelo de ensino.
O Gerencialismo Privado na Escola Pública da Paraíba: a sala ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente foi o título do projeto desenvolvido por Mateus Barbosa.
Este que objetivou o desenvolvimento de um jogo pedagógico de Geografia sob o modelo digital, findou-se na publicação do recurso Limpa Riacho: coleta seletiva, que carrega consigo o resultado de uma série de reflexões sobre jogos pedagógicos, metodologias de ensino e recursos capazes de retratar a realidade local dos estudantes, a chamada Geografia do Lugar. Ressaltando aos olhos enquanto um dos recursos desenvolvidos dentro do GEMAC que objetivam contribuir na transformação do perfil ainda muito tradicional expresso em recursos pedagógicos que, por premissa, deveriam representar uma mudança no fazer pedagógico tradicional.
Todas as pesquisas foram apresentadas e avaliadas por uma banca composta por professores especialistas na área de Ensino, para os projetos de Mateus e Mariane, e Geografia, para o projeto de Joanna; bem como tiveram seus resumos publicados nos anais do evento, mais especificamente em seu Volume II dedicado às ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
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