Pular para o conteúdo principal

Taynan Araújo ministra Mini-curso sobre Geografia Urbana e Ensino


Nos dias 06 e 07 de Abril, ocorreu o primeiro Mini-curso sobre “o ensino de Geografia Urbana no Ensino Médio” por intermédio do GEMAC. O evento foi realizado nas dependências do Bloco BG, da UFCG – Central (Campina Grande – PB) e contou com a participação de cerca de 20 alunos, tanto do curso de Geografia da UFCG quanto da UEPB, que se debruçaram nos conhecimentos de Taynan Araújo sobre a temática.
Taynan é graduado em Geografia pela UFCG, membro do Grupo de Estudos Urbanos (GEURB) da UFPB e da Rede de Pesquisadores Sobre Cidades Médias- ReCiMe. Estas credenciais mostra-nos o quão foi proveitoso esse evento foi para os presentes, aos quais, serão emitidos certificados de participação nas próximas semanas.
O ato começou na manhã da Sexta-feita (06/04), com explanações, usando recursos tecnológicos (slide), sobre a área - conceitos e discussões da Geografia Urbana. Após uma pausa para o almoço, demos prosseguimento no período da tarde. No sábado (07/04), o evento foi marcado por um trabalho de campo realizado nas ruas da cidade, em que os alunos puderam concretizar e fixar os conhecimentos verificados em sala de aula.
Agradecemos a todos os alunos participantes e esperamos participação dos mesmos, e dos que não puderam, nos próximos cursos. Nosso muito obrigado a Taynan, pela disponibilidade e parabenizamos pelo grande profissional que és, rico em conhecimento e sempre disposto a ajudar na propagação do ensino-aprendizagem. Esperamos sinceramente que todos tenham gostado. Fiquem atentos em nosso blog e redes sociais, pois eventos virão! Até breve!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III EREPEG 2016 - Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia

De  16 a 19 de novembro de 2016 aconteceu no Campus 1 da Universidade Federal de  Campina Grande – PB o III Erepeg ( Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia )  que nesta edição teve como temática " Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia".  As propostas de trabalho encaminhadas para o III EREPEG tiverão que assumir a forma de Comunicação Oral nos Grupos de Trabalhos - GT. distribuídos em salas temáticas como: sala Catolé, sala Bodocongó, açude velho e Parque da criança, abordando as seguintes propostas:   GT 1 -   As Diretrizes Curriculares e o ensino de Geografia Coordenação: Rute Soares Paiva (IFRN) ​ GT 2 -   O Estágio supervisionado na formação do professor de Geografia Coordenação: Rodrigo Pessoa (UFCG-CFP) ​ GT 3   - Diferentes linguagens no ensino de Geografia: novas possibilidades Coordenação:  Josandra Araújo (UEPB-DGeo) ​ GT 4 ...

CINE BHECO - CURTA: PAZ INCERTA

Sinopse Paz Incerta Acompanha a luta e a história de moradores que vivem na Comunidade da Paz, uma favela vizinha à Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Após o anúncio da Copa do Mundo de 2014, a comunidade passou a sofrer constantes ameaças de reintegração de posse e remoção do local. Fugindo de estereótipos, o curta-metragem se aproxima dos moradores, adentrando no cotidiano das famílias que residem na área. A intenção é dar vida e voz para que eles apresentem a favela pelos olhos de quem mora lá. FICHA TÉCNICA País: Brasil Duração: 26'33" Diretor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Produtor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Ano: 2014 Formato: HD Montagem: Ana Paula Costa Som Direto: Fabio Razuk Jr. Fotografia: Marina Lopes Trilha: Povo Brasileiro – Groovibe’s / O personagem – Tiro Inicial Festivais: 2º Festival de Cinema da Zona Leste- SP Leste em Movimento Fonte:CURTADOC

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu l...