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Coluna GEMAC - "A importância do Ensino de Geografia nos dias atuais"


A importância do Ensino de Geografia nos dias atuais

Andreia Faustino e Luiz Eugênio Carvalho
(GEMAC)

A geografia se destaca como ramo de conhecimento indispensável na contemporaneidade. Ao tratar de temas e contextos de um mundo muito complexo, esta ciência busca lançar luz sobre as transformações e a realidade socioespacial. Bombardeada a todo o momento pelos meios de comunicação, nessa era da informação, a sociedade atual se depara com pouco de tempo para reflexão sobre o que realmente está ocorrendo. O conhecimento geográfico, então, deve buscar estabelecer relações e situar mais claramente o que se esconde através de discursos, geralmente parciais.
Portanto, sabemos que o ensino de geografia tem nos ajudado a nos tornar cidadãos cada vez mais críticos diante das realidades vivenciadas e até de certa forma mais participativo, procurando entender a sociedade, além de despertar a cidadania para poder ir em busca de nossos direitos para preserva-los.
Pensar sobre o espaço em que a vida é vivida permite nos posicionar e agir diante dos fatos. Assim, fazer com que os sujeitos pensem para depois agir, entendendo as relações socioespaciais, deve ser o objetivo do ensinar e aprender geografia. Ou seja, saber geografia está relacionado ao reconhecimento do espaço como algo produzido, e em produção, pela sociedade em suas relações com a natureza e em suas contradições internas.
Hoje, observamos a desvalorização da geografia nos currículos escolares. Evidentemente, a definição desse espaço menor da geografia dentro do currículo escolar deriva de tudo que afirmamos até aqui: a geografia serve para despertar o pensar e o agir na realidade vivida. A crescente onda sociopolítica, vista em nossos dias, de degradação e negação de direitos não consegue conviver com uma educação emancipatória, questionadora e crítica, ao qual a geografia hoje se propõe.
Ressalta-se, por outro lado, que o conhecimento geográfico já serviu a um discurso menos questionador e mais relacionado ao poder do Estado. Não tarda o período em que a geografia ensinada nas escolas serviu ao nacionalismo patriótico. Não esqueçamos também que quando da institucionalização como ciência, a geografia serviu para legitimar politicas neocoloniais de países europeus. Diante disso, é preciso que os professores de geografia estejam atentos aos verdadeiros objetivos das propostas curriculares recentemente propostas.
Como futuro docentes, temos o dever de fortalecer a geografia nas escolas através do ensino com intervenções e participação da comunidade. É preciso fazer uma educação geográfica que continue com essa pertinência diante dos contextos históricos e atuais.
Tentando entender o cenário politico nacional e como esta ocorrendo às mudanças na geografia escolar o GEMAC enquanto grupo de pesquisa propõe debates, leituras acerca deste tema para atualizar os futuros profissionais docentes incentivando os mesmos para a realidade que irão atuar, procurando mudar a realidade vivenciada.





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