A importância do
Ensino de Geografia nos dias atuais
Andreia Faustino
e Luiz Eugênio Carvalho
(GEMAC)
A
geografia se destaca como ramo de conhecimento indispensável na
contemporaneidade. Ao tratar de temas e contextos de um mundo muito complexo,
esta ciência busca lançar luz sobre as transformações e a realidade
socioespacial. Bombardeada a todo o momento pelos meios de comunicação, nessa
era da informação, a sociedade atual se depara com pouco de tempo para reflexão
sobre o que realmente está ocorrendo. O conhecimento geográfico, então, deve
buscar estabelecer relações e situar mais claramente o que se esconde através
de discursos, geralmente parciais.
Portanto,
sabemos que o ensino de geografia tem nos ajudado a nos tornar cidadãos cada
vez mais críticos diante das realidades vivenciadas e até de certa forma mais
participativo, procurando entender a sociedade, além de despertar a cidadania
para poder ir em busca de nossos direitos para preserva-los.
Pensar
sobre o espaço em que a vida é vivida permite nos posicionar e agir diante dos
fatos. Assim, fazer com que os sujeitos pensem para depois agir, entendendo as
relações socioespaciais, deve ser o objetivo do ensinar e aprender geografia. Ou
seja, saber geografia está relacionado ao reconhecimento do espaço como algo
produzido, e em produção, pela sociedade em suas relações com a natureza e em
suas contradições internas.
Hoje,
observamos a desvalorização da geografia nos currículos escolares.
Evidentemente, a definição desse espaço menor da geografia dentro do currículo
escolar deriva de tudo que afirmamos até aqui: a geografia serve para despertar
o pensar e o agir na realidade vivida. A crescente onda sociopolítica, vista em
nossos dias, de degradação e negação de direitos não consegue conviver com uma
educação emancipatória, questionadora e crítica, ao qual a geografia hoje se
propõe.
Ressalta-se,
por outro lado, que o conhecimento geográfico já serviu a um discurso menos
questionador e mais relacionado ao poder do Estado. Não tarda o período em que
a geografia ensinada nas escolas serviu ao nacionalismo patriótico. Não
esqueçamos também que quando da institucionalização como ciência, a geografia
serviu para legitimar politicas neocoloniais de países europeus. Diante disso,
é preciso que os professores de geografia estejam atentos aos verdadeiros
objetivos das propostas curriculares recentemente propostas.
Como
futuro docentes, temos o dever de fortalecer a geografia nas escolas através do
ensino com intervenções e participação da comunidade. É preciso fazer uma
educação geográfica que continue com essa pertinência diante dos contextos
históricos e atuais.
Tentando
entender o cenário politico nacional e como esta ocorrendo às mudanças na
geografia escolar o GEMAC enquanto grupo de pesquisa propõe debates, leituras
acerca deste tema para atualizar os futuros profissionais docentes incentivando
os mesmos para a realidade que irão atuar, procurando mudar a realidade vivenciada.
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