Pular para o conteúdo principal

Cine BHeco de Novembro traz curta "Identidades em Trânsito"


       No dia 29 de Novembro desse corrente ano, foi realizado mais uma edição do Cine BHeco, que dessa vez trouxe o curta "Identidades em Trânsito" e um pequeno depoimento do estudante timorense Domingos Hornay.  
     Identidades em Trânsito trata das experiências de estudantes de Guiné-Bissau e Cabo Verde formados no Brasil. O filme aborda a saída, a chegada, adaptação no Brasil, e o retorno desses estudantes aos seus países de origem. Identidades em Trânsito traz a questão das diferenças e semelhanças culturais entre os respectivos países africanos e o Brasil, revelando novas identidades que passam assumir depois da experiência fora dos seus países.
       O curta foi exibido na entrada do bloco BG e teve a presença de diversos alunos e professores do curso de Geografia e outros da Universidade Federal de Campina Grande. Para finalizar, tivemos um pequeno bate-papo com Domingos Hornay, graduando em Geografia, que veio do Timor Leste: país localizado no Sudeste da Ásia e que envia estudantes para as universidades brasileiras por meio de um programa de intercâmbio. Hornay relatou um pouco de sua experiência como estrangeiro, suas dificuldades no novo país e respondeu a algumas perguntas da plateia. 
     O evento foi tido como satisfatório e ficou marcado como um dos melhores Cine BHeco realizados por nosso grupo, tanto pela quantidade de ouvintes como pelo aproveitamento do tema. Agradecemos a presença de todos, em especial do Professor Thiago Romeu, que demostrou grande apreço pela temática e engrandeceu-o ainda mais com indagações e aprofundamentos no momento. 

Até breve!



Fotos do evento






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III EREPEG 2016 - Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia

De  16 a 19 de novembro de 2016 aconteceu no Campus 1 da Universidade Federal de  Campina Grande – PB o III Erepeg ( Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia )  que nesta edição teve como temática " Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia".  As propostas de trabalho encaminhadas para o III EREPEG tiverão que assumir a forma de Comunicação Oral nos Grupos de Trabalhos - GT. distribuídos em salas temáticas como: sala Catolé, sala Bodocongó, açude velho e Parque da criança, abordando as seguintes propostas:   GT 1 -   As Diretrizes Curriculares e o ensino de Geografia Coordenação: Rute Soares Paiva (IFRN) ​ GT 2 -   O Estágio supervisionado na formação do professor de Geografia Coordenação: Rodrigo Pessoa (UFCG-CFP) ​ GT 3   - Diferentes linguagens no ensino de Geografia: novas possibilidades Coordenação:  Josandra Araújo (UEPB-DGeo) ​ GT 4 ...

CINE BHECO - CURTA: PAZ INCERTA

Sinopse Paz Incerta Acompanha a luta e a história de moradores que vivem na Comunidade da Paz, uma favela vizinha à Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Após o anúncio da Copa do Mundo de 2014, a comunidade passou a sofrer constantes ameaças de reintegração de posse e remoção do local. Fugindo de estereótipos, o curta-metragem se aproxima dos moradores, adentrando no cotidiano das famílias que residem na área. A intenção é dar vida e voz para que eles apresentem a favela pelos olhos de quem mora lá. FICHA TÉCNICA País: Brasil Duração: 26'33" Diretor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Produtor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Ano: 2014 Formato: HD Montagem: Ana Paula Costa Som Direto: Fabio Razuk Jr. Fotografia: Marina Lopes Trilha: Povo Brasileiro – Groovibe’s / O personagem – Tiro Inicial Festivais: 2º Festival de Cinema da Zona Leste- SP Leste em Movimento Fonte:CURTADOC

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu l...