Pular para o conteúdo principal

Nirvana de Sá relatou um pouco de sua tese no FIM DE TARDE COM GEMAC dessa quarta-feira

      O FIM DE TARDE COM GEMAC dessa quarta-feita teve como debatedora a Professora Doutora Nirvana de Sá, que atualmente está como professora substituta do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na conversa que teve conosco, de aproximadamente 45 minutos, ela relatou um pouco do tema “Teoria e método de pesquisa em Geografia Histórica Urbana”, área em que a mesma realiza estudos. 
     A mesa redonda contou com a presença dos professores Luiz Eugênio, Angélica Mara e Thiago Romeu, e cerca de 30 alunos, todos do curso de Geografia. Ela ainda foi transmitida ao vivo, pela rede social Facebook, para todos aqueles que não puderam fazer-se presentes e está disponível permanentemente para visualização. 
     O objetivo do FIM DE TARDE COM GEMAC é esse: levar temas relevantes do ceio da Geografia ao conhecimento básico de todos, buscando ser curto, para não tornar-se enfadonho, e buscando alcançar os mais variados alunos, tanto dos turnos  diurno quanto noturno. 
       Agradecemos profundamente a Professora Nirvana, que com maestria e carisma, fascinou a todos com um tema difícil de ser trabalhado e tão importante para nossa ciência. Agradecemos também a todos os que se fizeram presentes, informando que em breve os certificados serão emitidos para os E-Mail's cadastrados. 






Link da transmissão: https://www.facebook.com/kaiomouradearaujoDM.PB/videos/902199796595919/






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu lado críti

Geojogos: Jogos Pedagógicos & Geografia do Lugar

  Dentro das amplas dimensões temáticas que o GEMAC nos possibilita trabalhar, destacamos aqui o Ensino de Geografia. Do ambiente educativo, a prática pedagógica, a formação e condições de trabalho docente, e tantas outras vertentes desse universo; das quais sublinhamos as pesquisas e produções desenvolvidas para a temática da Educação Lúdica por meio de jogos pedagógicos, ou educacionais, em diálogo à Geografia do Lugar. Essa linha de pesquisa, que tem seu pontapé inicial no ano de 2018 em um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, é uma das correntes ativas do GEMAC, na qual alguns de nós gemacianos pesquisamos e produzimos novos recursos. Em nossa página de Pesquisas e Publicações é possível acessar algumas produções resultantes dessa vertente, bem como seus projetos estão acessíveis na página de Projetos de nosso blog. Para além das produções textuais, alguns resultados alcançados ao longo dessa trajetória também compreendem jogos digitais e analógico

Seminário Interno 2023

No último dia 18 de Agosto, nosso grupo realizou mais uma edição do Seminário Interno.  O Seminário interno é um evento semestral, realizado pelo GEMAC, que atende a dois propósitos gerais dividos em três linhas de ação dispostas em sequência: Apresentar aos gemacianos e interessados em conhecer e/ou ingressar no Gemac As atividades e experiências que vem sendo realizadas ao longo do semestre, Apontar quais projetos objetivamos iniciar ou dar prosseguimento no próximo semestre. Em um segundo momento de caráter mais fechado, entre os integrantes do grupo, apontar:   Pautas internas relacionadas ao uso da sala do GEMAC e a gestão de seus recursos, as funções administrativas assumidas pelos gemacianos para o funcionamento do grupo, distribuição de bolsas de projetos, entre outros pontos. Excepcionalmente, em nosso último Seminário Interno, contamos com um notável número de participantes, assim como uma apetitosa mesa de lanches e café organizada por nossos membros.  Em sequência temos a g