Pular para o conteúdo principal

Nirvana de Sá relatou um pouco de sua tese no FIM DE TARDE COM GEMAC dessa quarta-feira

      O FIM DE TARDE COM GEMAC dessa quarta-feita teve como debatedora a Professora Doutora Nirvana de Sá, que atualmente está como professora substituta do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na conversa que teve conosco, de aproximadamente 45 minutos, ela relatou um pouco do tema “Teoria e método de pesquisa em Geografia Histórica Urbana”, área em que a mesma realiza estudos. 
     A mesa redonda contou com a presença dos professores Luiz Eugênio, Angélica Mara e Thiago Romeu, e cerca de 30 alunos, todos do curso de Geografia. Ela ainda foi transmitida ao vivo, pela rede social Facebook, para todos aqueles que não puderam fazer-se presentes e está disponível permanentemente para visualização. 
     O objetivo do FIM DE TARDE COM GEMAC é esse: levar temas relevantes do ceio da Geografia ao conhecimento básico de todos, buscando ser curto, para não tornar-se enfadonho, e buscando alcançar os mais variados alunos, tanto dos turnos  diurno quanto noturno. 
       Agradecemos profundamente a Professora Nirvana, que com maestria e carisma, fascinou a todos com um tema difícil de ser trabalhado e tão importante para nossa ciência. Agradecemos também a todos os que se fizeram presentes, informando que em breve os certificados serão emitidos para os E-Mail's cadastrados. 






Link da transmissão: https://www.facebook.com/kaiomouradearaujoDM.PB/videos/902199796595919/






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III EREPEG 2016 - Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia

De  16 a 19 de novembro de 2016 aconteceu no Campus 1 da Universidade Federal de  Campina Grande – PB o III Erepeg ( Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia )  que nesta edição teve como temática " Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia".  As propostas de trabalho encaminhadas para o III EREPEG tiverão que assumir a forma de Comunicação Oral nos Grupos de Trabalhos - GT. distribuídos em salas temáticas como: sala Catolé, sala Bodocongó, açude velho e Parque da criança, abordando as seguintes propostas:   GT 1 -   As Diretrizes Curriculares e o ensino de Geografia Coordenação: Rute Soares Paiva (IFRN) ​ GT 2 -   O Estágio supervisionado na formação do professor de Geografia Coordenação: Rodrigo Pessoa (UFCG-CFP) ​ GT 3   - Diferentes linguagens no ensino de Geografia: novas possibilidades Coordenação:  Josandra Araújo (UEPB-DGeo) ​ GT 4 ...

CINE BHECO - CURTA: PAZ INCERTA

Sinopse Paz Incerta Acompanha a luta e a história de moradores que vivem na Comunidade da Paz, uma favela vizinha à Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Após o anúncio da Copa do Mundo de 2014, a comunidade passou a sofrer constantes ameaças de reintegração de posse e remoção do local. Fugindo de estereótipos, o curta-metragem se aproxima dos moradores, adentrando no cotidiano das famílias que residem na área. A intenção é dar vida e voz para que eles apresentem a favela pelos olhos de quem mora lá. FICHA TÉCNICA País: Brasil Duração: 26'33" Diretor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Produtor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Ano: 2014 Formato: HD Montagem: Ana Paula Costa Som Direto: Fabio Razuk Jr. Fotografia: Marina Lopes Trilha: Povo Brasileiro – Groovibe’s / O personagem – Tiro Inicial Festivais: 2º Festival de Cinema da Zona Leste- SP Leste em Movimento Fonte:CURTADOC

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu l...