Pular para o conteúdo principal

DEFESA DE TCC –THAISE ARAÚJO FERREIRA

TÍTULO DO TCC: AS TRANSFORMAÇÕES GEOHISTÓRICAS DAS ÁGUAS EM CAMPINA GRANDE

Data: 04.05.2016
ORIENTADOR (A): Prof. Dr. Luiz Eugênio Pereira Carvalho
MEMBRO INTERNO: Prof. Dr. Thiago Romeu de Souza
MEMBRO INTERNO: Prof. Dr. Sergio Murilo Santos de Araújo

RESUMO

Durante muito tempo o passado ficou perdido pelo tempo, e as memórias construídas foram ficando esquecidas. Pesquisadores decidiram, então, ir à busca do passado para o entendimento do presente, e a Geografia Histórica está aqui como a ciência que torna isto possível, e os geógrafos tem uma maior contribuição nesse resgate das memórias. Com a cidade Campina Grande não foi diferente, a maior parte das memórias foram esquecidas. Este trabalho tem por objetivo de fazer o resgate geohistórico dos corpos d’água de Campina Grande. Para que isto fosse possível, discutimos sobre Geografia Histórica, sobre o que são memórias e passado do lugar, a partir de Abreu (2014), Pereira (2006), Erthal (2003). Como metodologia, buscamos documentos e quaisquer registros referentes à história de Campina Grande com ênfase nas águas da cidade, utilizando as memórias registradas para serem analisadas e estudadas. Por meio deste trabalho, resgatamos memórias relatadas por grandes autores do passado, mostrando o princípio da cidade com um pequeno riacho, as suas secas, a importância das alternativas de combate a ela, os reservatórios e sua importância no desenvolvimento da cidade, e os que eles representam para a população. Memórias ainda estão perdidas, umas podem se recuperar, outras não, mas também é importante que possamos recuperar a memória de cada dia.


Palavras chave: Geografia Histórica. Memória. Águas da Cidade. Açude Velho.


Foto: ANA ALCÂNTARA

Foto: ANA ALCÂNTARA

Foto: ANA ALCÂNTARA

Foto: ANA ALCÂNTARA

Foto: ANA ALCÂNTARA

Foto: ANA ALCÂNTARA
Foto: ANA ALCÂNTARA
Postado por Ronaldo Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III EREPEG 2016 - Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia

De  16 a 19 de novembro de 2016 aconteceu no Campus 1 da Universidade Federal de  Campina Grande – PB o III Erepeg ( Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia )  que nesta edição teve como temática " Retrospectivas e Perspectivas Curriculares Para o Ensino de Geografia".  As propostas de trabalho encaminhadas para o III EREPEG tiverão que assumir a forma de Comunicação Oral nos Grupos de Trabalhos - GT. distribuídos em salas temáticas como: sala Catolé, sala Bodocongó, açude velho e Parque da criança, abordando as seguintes propostas:   GT 1 -   As Diretrizes Curriculares e o ensino de Geografia Coordenação: Rute Soares Paiva (IFRN) ​ GT 2 -   O Estágio supervisionado na formação do professor de Geografia Coordenação: Rodrigo Pessoa (UFCG-CFP) ​ GT 3   - Diferentes linguagens no ensino de Geografia: novas possibilidades Coordenação:  Josandra Araújo (UEPB-DGeo) ​ GT 4 ...

CINE BHECO - CURTA: PAZ INCERTA

Sinopse Paz Incerta Acompanha a luta e a história de moradores que vivem na Comunidade da Paz, uma favela vizinha à Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Após o anúncio da Copa do Mundo de 2014, a comunidade passou a sofrer constantes ameaças de reintegração de posse e remoção do local. Fugindo de estereótipos, o curta-metragem se aproxima dos moradores, adentrando no cotidiano das famílias que residem na área. A intenção é dar vida e voz para que eles apresentem a favela pelos olhos de quem mora lá. FICHA TÉCNICA País: Brasil Duração: 26'33" Diretor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Produtor: Ana Paula Costa, Fabio Razuk Jr. e Marina Lopes Ano: 2014 Formato: HD Montagem: Ana Paula Costa Som Direto: Fabio Razuk Jr. Fotografia: Marina Lopes Trilha: Povo Brasileiro – Groovibe’s / O personagem – Tiro Inicial Festivais: 2º Festival de Cinema da Zona Leste- SP Leste em Movimento Fonte:CURTADOC

TCCs Defendidos Pelos Membros Do Grupo Em 2018

História da Geografia Escolar No Brasil: Da Sistematização do Saber Disciplina à Orientação Moderna Campina Grande – PB 2018 AMANDA MENDONÇA DE FARIAS Dia:  12/12 Hora: 16h Local: Auditório térreo – Centro de Humanidades (CH) Orientador: Luiz Eugênio Pereira Carvalho Examinador Externo: Angélica Mara de Lima Dias Examinador Interno: Lincoln da Silva Diniz RESUMO A história da Geografia Escolar nos remete ao passado e nos influencia a pensar sobre as transformações e continuidades das práticas de ensino. A Geografia Escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas e métodos descritivos.  A partir do século XX, as propostas da Escola Nova começaram a emergir com novas metodologias de ensino e a incorporação de aportes teóricos-metodológicos disseminados pela Geografia moderna que possibilitavam os alunos desenvolverem seu l...